Foto: reprodução Facebook Dalob
Escada que a estudante caiu
O Espaço Rozane Cardoso, o Teatro Caixa Preta, que fica em anexo ao Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, está fechado para montagens de espetáculos até maio. A medida foi tomada após uma aluna do curso de Artes Cênicas cair de uma escada durante a montagem do espetáculo Mamma Mia, na última sexta-feira.
Conforme o diretor do CAL, Cláudio Esteves, no local só será permitido o uso do espaço para ensaios e atividades que não envolvam o uso da infraestrutura de montagem. Um procedimento interno foi aberto para apurar o acidente e as condições do prédio. Os espetáculos marcados para acontecer neste mês no teatro devem ser reagendados ou trocados de local.
O caso foi relatado em uma postagem da página do Diretório Acadêmico Luis Otávio Burnier (Dalob) no Facebook. O texto da postagem relata a importância do Caixa Preta para os alunos e a situação precária em que se encontram alguns materiais do local.
Creches prometidas há seis anos ofertariam 1,5 mil vagas em Santa Maria
O diretor do CAL relatou que a aluna sofreu luxação no pulso e teria quebrado os dedos do pé. Ela já teve alta e passa bem.
- A escada não está quebrada, portanto, precisamos saber por que o equipamento falhou - informa Esteves.
De acordo com a diretora do teatro, Raquel Guerra, o espaço não possui equipamento adequado e que há outros problemas de infraestrutura.
- O acidente retrata a condição precária que a gente tem enfrentado. Há um ano e meio, tivemos uma reforma elétrica que foi mal feita e estamos esperando o retorno dessa questão - diz.
Segundo Esteves, há um técnico no teatro que assessora os alunos nas montagens. A falta de acompanhamento do profissional será apurada. Outra questão é que a aluna que sofreu a queda não é bolsista da universidade e, por isso, não recebeu treinamento necessário para atuar na montagem. Sobre a rede elétrica, o diretor do CAL ressalta que a obra deve ser revista.